Commons Digitais

Um Commons Digital é um recurso baseado em conhecimento, disponível em plataformas de tecnologia de informação e comunicação. Eles são compartilhados por grupos de pessoas, como um ativo intangível integrado em uma cadeia de valor.

A Figura 1 mostra como é formada a definição de um Commons Digital, a partir de conceitos econômicos consolidados, aliados aos preceitos de gestão do conhecimento.

Figura 1 – Composição de um commons digital

A definição de um Commons Digital foi criada pelo Stela a partir de uma visão geral do conceito commons, descrito pelas pesquisadoras ganhadoras do nobel de economia, Hess e Ostrom.

Ser digital é uma característica necessária do commons digital, mas não suficiente, pois ainda é preciso ser um recurso de acesso coletivo, que segue os princípios de equidade, coprodução, eficiência e sustentabilidade.

Muitas áreas de pesquisa podem se beneficiar dos estudos dos commons digitais. Agências públicas de fomento, por exemplo, podem projetar suas plataformas de governo eletrônico para que se transformem commons digitais, criando bases de conhecimento para acesso futuro tanto pela comunidade científica como pela sociedade.