
Marcus Rocha, que exerceu o cargo de Superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Florianópolis entre Janeiro de 2017 e Fevereiro de 2021, é o novo membro da equipe do Instituto Stela.
Marcus atuará como Consultor Associado do Instituto na Unidade criada para atender as cidades brasileiras.
Liderança do Ecossistema de Inovação da Capital do Estado, Marcus foi o líder do processo de implantação da pioneira Lei Municipal de Inovação, que possibilitou a implantação da Rede Municipal de Centros de Inovação, do Living Lab Florianópolis, dos Arranjos Promotores de Inovação, e do Programa de Incentivo Fiscal à Inovação. Com Mestrado em Administração em Gestão e Inovação em Organizações (ESAG-UDESC), Especialização em estratégia pelo Friedrich Naumann Institute da Alemanha, MBA em Gestão da Inovação Tecnológica (SOCIESC), e Bacharelado em Ciências da Computação (UNISUL), além de empreendedor e consultor em inovação, ele também é professor em cursos de pós-graduação lato sensu em disciplinas relacionadas à gestão da inovação, ecossistemas de inovação e cidades inteligentes. Na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), integra o grupo de pesquisa VIA Estação Conhecimento, do Departamento de Engenharia de Gestão do Conhecimento (EGC), na qualidade de pesquisador externo.
No Instituto Stela, Marcus Rocha será responsável por estruturar e gerenciar uma nova área estratégica de soluções inovadoras para a Sustentabilidade de Municípios e Organizações, complementando o bem-sucedido Programa de Capacitação e Estudos Urbanos e Regionais para a Sustentabilidade (CEURS). O primeiro passo nessa direção já foi realizado, com o recente acordo assinado entre o Instituto Stela e o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produtos (CEiiA) de Portugal, para trazer ao Brasil a inovadora plataforma AYR para a mobilidade sustentável.